Dar combate à <i>Lei dos Despejos</i>
O PCP recebeu, no dia 15, uma delegação da Associação de Inquilinos Lisbonenses, dirigida pelo seu presidente Romão Lavadinho. O mote do encontro foi a apresentação da proposta de Lei das Rendas – verdadeira Lei dos Despejos – que, a ser aprovada, poderá ter consequências dramáticas para as famílias mais carenciadas, para os mais idosos e para o pequeno e médio comerciante.
Os comunistas salientaram que uma lei desta natureza, juntando-se à ofensiva em curso contra a saúde, contra os salários, reformas e pensões, viria a tornar a situação social «insustentável» e constituiria um «golpe mortal» para centenas de pequenos comerciantes. Esta proposta de lei não só não procura resolver os problemas dos pequenos proprietários como visa apoiar as grandes imobiliárias – confrontadas com o excesso de construção – permitindo-lhes ganhos fabulosos.
O PCP acrescentou ainda que esta medida, que resulta do pacto de agressão assinado com a troika estrangeira, merecerá da parte do PCP um firme combate, tanto no plano institucional como junto das populações. A delegação comunista era composta por Jerónimo de Sousa, Armindo Miranda e Lino Paulo.